terça-feira, 26 de agosto de 2014

TUDO SE FEZ NOVO.


“eis que faço novas todas as coisas” Apocalipse 21.1-9
As revelações recebidas pelo apóstolo João no Apocalipse eram tão inéditas que podem se resumir nesta frase: “eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21.5). Ninguém jamais tinha contemplado tantas maravilhas “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”(I Coríntios 2.9). O próprio Deus se renova todos os dias com seu amor por nós (Lamentações 3.21). Então para receber tudo o que Deus tem pra nos dar é preciso uma completa renovação (João 3.8). 

O que precisa ser renovado em sua vida?

Vamos refletir sobre as coisas novas que haverá na vida eterna:

1- Novo Céu: v.1 “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”.

A primeira coisa que será renovada é o céu. O conceito de céu para a cultura judaica da época era que havia três níveis do céu, sendo o primeiro céu a terra, o segundo céu o firmamento onde está a atmosfera com as nuvens (Salmos 19.1) e o terceiro céu que é o lugar da glória de Deus (Isaías 57.15). Por isso o apóstolo Paulo fala que “foi arrebatado até ao terceiro céu” (II Coríntios 12.2) quando esteve na presença de Deus. Este céu que vemos não existirá mais porque “as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados”(Marcos 13.25) e “os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão” (II Pedro 3.12) quando “os céus se enrolarão como um pergaminho” (Isaías 34.4). O céu será algo novo para todos os salvos.
O céu é uma novidade para você!          

2- Nova Terra: v.2 “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo”.

A segunda coisa nova será a terra porque “também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (II Pedro 3.10). Este mundo não existirá mais porque Deus tem uma nova terra para os seus filhos. Assim como o Senhor criou o mundo uma vez poderá recriar tudo novamente (Isaías 66.22). O povo de Deus esperou muito para conquista a sua nova terra de Canaã e não conseguiram entrar porque pecaram. Isso nos ensina a desapegar às coisas terrenas, porque não somos deste mundo“porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (II Pedro 3.13). Então devemos viver sabendo que temos uma nova cidadania celestial (Filipenses 3.20).

Deus tem uma nova terra pra você!
3- Nova Presença: v.3 “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles”.

A presença de Deus também será nova nos céus. Quando oramos, cultuamos, lemos as Escrituras e quando louvamos, sentimos a presença de Deus. Mas nos céus será muito mais intenso, quando Deus se revelará inteiramente para nós “porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face” (I Coríntios 13.12). Deus se revelará completamente para os seus filhos. Sentiremos a presença completa de Deus porque “assim, estaremos para sempre com o Senhor”(I Tessalonicenses 4.17).

A presença de Deus será nova no céu!
4- Novos Sentimentos: v.4 “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.

Todos os sentimentos carnais e terrenos passarão quando chegarmos aos céus. Toda tristeza terá passado e chegou o tempo da eternidade com Deus. Isso serve de consolo ao pensar que todo sofrimento é passageiro e vitória será permanente. O consolo de Deus será completo“porque já estão esquecidas as angústias passadas” (Isaías 65.16). Diante de tanta beleza na glória de Deus “não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas” (Isaías 65.17). Nenhuma alegria terrena se compara com o que vamos sentir no céu, com a vantagem de que o atual é passageiro e lá será eterno.

Sentiremos coisas novas no céu!

5- Novas Palavras: v.5 “E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”.

Tudo que aprendemos sobre Deus é maravilhoso, mas ainda temos muitas dúvidas porque “as coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre” (Deuteronômio 29.29). O que não conseguimos compreender agora, entenderemos lá no céu. O apóstolo Paulo testemunha que quando “foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir” (II Coríntios 12.4). Então quando chegarmos à presença de Deus lá no céu, teremos oportunidade de entender toda a sua justiça. Enquanto estamos nesta terra devemos viver pela fé em coisas que não vemos, mas acreditamos (II Coríntios 5.7).

No céu ouviremos novas Palavras de Deus!
Novo Tempo: v.6 “Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida”.

Jesus disse na cruz “está consumado” (João 19.30) e agora declara palavras semelhantes “tudo está feito” (v.6). Isso se refere ao seu poder sobre o tempo como “pai da eternidade” (Isaías 9.6). O tempo do homem não é o tempo de Deus, porque “para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia” (II Pedro 3.8). A vida terrena é passageira, mas a celestial será permanente como “a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna” (I João 2.25). Enquanto estamos no mundo, estamos limitados por questões de tempo e espaço físico, mas na glória será infinito.

No céu haverá um novo tempo!
7- Nova Herança: v.7 “O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho”.

A sétima e talvez maior de todas as novidades celestiais, é a nova herança que recebemos. Depois de termos recebido tantas bênçãos e dons de Deus, agora temos uma nova herança. Semelhante ao filho pródigo que foi recebido pelo pai e foi restituído como herdeiro novamente (Lucas 15.11-32). A maior bênção que podemos alcançar é ser filho de Deus, pois “se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Romanos 8.17). O que Deus tem para nós nos céus é incomparavelmente maior que tudo que alcançamos nesta terra.

No céu teremos uma nova herança! Renove a sua vida! 

-CONCLUSÃO: v.8 “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”.

O texto conclui dizendo que quem vive nas coisas velhas do pecado e do mundo, não está preparado para receber o novo de Deus. Somente pessoas que foram renovadas pelo Espírito Santo, tornando-se “nova criatura” (II Coríntios .17) poderão conhecer os “novos céus e nova terra” (Isaías 66.22). Assim como alguém que faz uma fogueira para destruir coisas velhas, Deus lançará no lago de fogo tudo o que é do passado de pecado. Por isso precisamos tirar tudo que é envelhecido de nossas vidas para que não façam parte de nosso ser quando forem lançadas no fogo.

Assim como uma pessoa que muda para uma casa nova e não quer levar coisas velhas ou estragadas, na morada celestial não entrará nada de sujo deste mundo. O mesmo Deus Criador é o único que tem o poder de renovar todas as coisas. Contudo não podemos esperar para não perder a oportunidade de conhecer o novo de Deus.
 
Depcom/ADJordão

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Os sete Espíritos de Deus.


Isaías 11.2- 2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

-Introdução: A expressão ‘sete Espíritos de Deus’, chama atenção ao ler o Apocalipse, pois só existe um Espírito do único Deus e como então seriam sete? O propósito deste termo é se referir à presença plena do Espírito Santo nos últimos dias (Joel 2.28-30).

A palavra "sete" em Hebraico é a mesma para jurar ou garantir1 trazendo também o sentido de estar cheio ou completo2. No Apocalipse, o número 7 demonstra que está perto de ser concluída a vontade de Deus para a humanidade. Por isso traz uma sequência de números sete: 7 igrejas > 7 selos > 7 trombetas > 7 taças.
SETE ESPÍRITOS DE DEUS significa manifestação completa e perfeita do Espírito Santo.
O que significa os sete Espíritos de Deus?
Vamos refletir sobre a manifestação plena do Espírito Santo no Apocalipse estudando a expressão ‘sete Espíritos de Deus’:

1- Sobre quem o Espírito vai se manifestar:
Os primeiros dois textos que trazem a expressão ‘sete Espíritos de Deus’ mostram sobre quem, ou quais pessoas receberão esta manifestação completa do Espírito Santo:
a)   IGREJASApocalipse 1.4 “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono”.
As sete igrejas da Ásia para as quais o apóstolo João escreveu cartas, estavam representadas por sete candeeiros onde se acendiam as lâmpadas. No Antigo Testamento havia o candelabro que devia permanecer aceso no tabernáculo diante de Deus (Êxodo 27.20) e agora a luz de Jesus deve brilhar através de sua igreja (Mateus 5.14), pois “os sete candeeiros são as sete igrejas” (Apocalipse 1.20).
                              
b)   PASTORESApocalipse 3.1 “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”.
O apóstolo João também viu Jesus glorificado segurando em sua“mão direita sete estrelas” (Apocalipse 1.16) e o significado é que “as sete estrelas são os anjos das sete igrejas” (Apocalipse 1.20). A palavra anjo tem o sentido de mensageiro3 e por isso é usada para representar os pastores das igrejas. João precisava usar este tipo de linguagem figurada para preservar a imagem dos pastores diante da grande perseguição que viviam.

INTERPRETAÇÃO:
A visão dos sete candeeiros e das sete estrelas representando as sete igrejas e os sete pastores, relacionados com a expressão ‘os Sete Espíritos de Deus’ significa que o Espírito Santo vai se manifestar de maneira plena sobre as igrejas e os pastores nos últimos dias trazendo um grande avivamento (Marcos 13.10). O número sete para as igrejas e pastores indica um aperfeiçoamento sobre o povo de Deus e seus líderes que suportarão as perseguições dos últimos dias (Marcos 13.11-13).
O Espírito quer se manifestar sobre as igrejas e os pastores!

2- Como o Espírito vai se manifestar:
Os dois outros textos que citam a expressão ‘sete Espíritos de Deus’ revelam a forma de sua manifestação, além do propósito da manifestação plena do Espírito Santo nos últimos dias:
c)    FOGOApocalipse 4.5 “Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus”.
O apóstolo João viu diante do trono de Deus, sete tochas de fogo que disse representarem os sete Espíritos de Deus. O trono de Deus representa o lugar de sua justiça (Salmos 45.6). Jesus virá como juiz para julgar e fazer justiça sobre o seu trono (Hebreus 1.8). As tochas de fogo são símbolo do temor a Deus (Gênesis 15.17,18).

d)   PODERApocalipse 5.6 “Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra”.
Ainda diante do trono de Deus estava um cordeiro com sete chifres e sete olhos que o apóstolo identifica como sinais dos sete Espíritos de Deus na vida de Jesus. Os chifres são símbolos de poder sempre representados sobre animais que têm grande força (Zacarias 1.21). Quanto mais chifres e maiores, maior seu poder (Daniel 8.6,7). Os olhos indicam a visão completa sobre todas as coisas. Após ser morto, o Cordeiro de Jesus assumiu pleno conhecimento e poder, como Jesus disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra (Mateus 28.18).

INTERPRETAÇÃO:
Os sete Espíritos de Deus representados por sete tochas diante do trono de Deus, sete olhos e sete chifres no cordeiro, mostram que para receber a plenitude do Espírito Santo é necessário estar diante do trono do Cordeiro. Primeiro é preciso passar pelo fogo “porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hebreus 12.29). Somente através do Cordeiro que sabe todas as coisas [onisciência] e pode todas as coisas [onipotência] é que podemos receber a presença plena do Espírito Santo. Quem não tem Jesus não tem o seu Espírito (I Coríntios 12.3).
O Espírito Santo se manifesta diante do trono do Cordeiro!

Receba a plenitude do Espírito!
-CONCLUSÃOIsaías 11.2 “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR”
A profecia de Isaías se cumpriu sobre Jesus (Lucas 4.18), pois se referia especificamente ao Messias (Isaías 11.1). Esta mesma intensidade é prometida para os últimos dias quando “acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne (Joel 2.8). A plenitude do Espírito Santo irá revestir sua Igreja para capacitar a obra missionária, proporcionando o retorno do Senhor (Marcos 13.10).
A lista deste texto traz sete características do Espírito Santo:
1.    “Espírito do SENHOR” - Senhor é Adonai, dono ou proprietário. Quem tem o Espírito Santo precisa reconhecer o senhorio de Jesus (Lucas 2.11).
2.    “Espírito de sabedoria” – ser sábio é uma capacidade do Espírito Santo para enfrentar as dificuldades nos últimos tempos.
3.    “de entendimento” – os escolhidos não serão enganados pelo inimigo porque terão discernimento de Deus (Marcos 13.22).
4.    “Espírito de conselho” – o Espírito Santo é Consolador para aqueles que precisam de ajuda (João 14.26).
5.    “de fortaleza” – o Espírito Santo dará uma força espiritual para ajudar os servos de Deus a vencer as tribulações (Apocalipse 7.14).
6.    “Espírito de conhecimento” – conhecer a Deus é o propósito do Espírito Santo sobre os crentes.
7.    “de temor do SENHOR” – é preciso temer a Deus em respeito à sua autoridade (Eclesiastes 12.13).
Os sete Espíritos de Deus é a plenitude do Espírito Santo que será derramada sobre os pastores e as igrejas que perseverarem diante das tribulações dos últimos dias. Também sobre todos os crentes fiéis que vivem uma vida diante do trono de Deus e receberam Jesus como Cordeiro de Deus.
Os sete Espíritos de Deus é a plenitude do Espírito Santo. Jesus está voltando e antes precisa preparar sua Igreja revestindo-a com seu Espírito de uma maneira especial e completa.

Seja um cristão espiritual!

Assembleia de Deus em Jordão

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Centenas de fieis católicos e evangélicos participam da IV Marcha para Cristo que aconteceu neste sábado.

Aconteceu neste sábado dia 2 de agosto mais uma edição da Marcha para Cristo, está já foi a IV edição, que este ano foi realizada pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Madureira aos cuidados do Pastor Abel Ximenes. As 17:00 horas os fies das igrejas envolvidas com o evento, começaram a chegar a praça da Escola Jairo de Figueiredo Melo onde deram inicio a caminhada pela ruas da cidade.

As 18:30 da noite centenas e centenas de pessoas se concentraram na avenidas Francisco Dias onde deram inicio as apresentações. Várias autoridades parabenizaram as igrejas pela o evento. O prefeito Élson Farias disse que estava feliz por está participando pela primeira vez do evento e iniciativas como esta tem que serem valorizadas. Muitos consideram a Marcha para Cristo como o maior evento religioso da atualidade. 

Nesta Segunda feira pela manhã o Pastor Abel fez questão de publicar em sua página no Facebookagradecendo a todos pelo apoio. Veja abaixo.
  
NOTA DE AGRADECIMENTO PELA A REALIZAÇÃO DA IV MARCHA PARA CRISTO
Salmo 9. 1-2 Senhor, quero dar-te graças de todo o coração, e falar de todas as tuas maravilhas. Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
Agora é hora só de agradecer e esquecer todos aqueles obstáculos que tentaram nos parar e colocar nos para baixo, e agradecer todas as pessoas que sempre estiveram ao nosso lado, nos bons e maus momentos. Obrigado amigos! Nunca esquecerei a força que me deram para realização de maravilhoso evento!
Apesar de todas as dificuldades, sei que um dia ainda iremos superar – lós todas. Que Deus nos ilumine todos os dias encha-nos nossas vidas de muito amor e sucesso!
Também aqui, vou aproveitar o espaço, prestar os meus agradecimentos a todos apoiadores para a realização deste evento. Tenho certeza de que meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas em glória em Cristo Jesus.
Pr. Abel Ximenes da Silva