terça-feira, 26 de agosto de 2014

TUDO SE FEZ NOVO.


“eis que faço novas todas as coisas” Apocalipse 21.1-9
As revelações recebidas pelo apóstolo João no Apocalipse eram tão inéditas que podem se resumir nesta frase: “eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21.5). Ninguém jamais tinha contemplado tantas maravilhas “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”(I Coríntios 2.9). O próprio Deus se renova todos os dias com seu amor por nós (Lamentações 3.21). Então para receber tudo o que Deus tem pra nos dar é preciso uma completa renovação (João 3.8). 

O que precisa ser renovado em sua vida?

Vamos refletir sobre as coisas novas que haverá na vida eterna:

1- Novo Céu: v.1 “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”.

A primeira coisa que será renovada é o céu. O conceito de céu para a cultura judaica da época era que havia três níveis do céu, sendo o primeiro céu a terra, o segundo céu o firmamento onde está a atmosfera com as nuvens (Salmos 19.1) e o terceiro céu que é o lugar da glória de Deus (Isaías 57.15). Por isso o apóstolo Paulo fala que “foi arrebatado até ao terceiro céu” (II Coríntios 12.2) quando esteve na presença de Deus. Este céu que vemos não existirá mais porque “as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados”(Marcos 13.25) e “os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão” (II Pedro 3.12) quando “os céus se enrolarão como um pergaminho” (Isaías 34.4). O céu será algo novo para todos os salvos.
O céu é uma novidade para você!          

2- Nova Terra: v.2 “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo”.

A segunda coisa nova será a terra porque “também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (II Pedro 3.10). Este mundo não existirá mais porque Deus tem uma nova terra para os seus filhos. Assim como o Senhor criou o mundo uma vez poderá recriar tudo novamente (Isaías 66.22). O povo de Deus esperou muito para conquista a sua nova terra de Canaã e não conseguiram entrar porque pecaram. Isso nos ensina a desapegar às coisas terrenas, porque não somos deste mundo“porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (II Pedro 3.13). Então devemos viver sabendo que temos uma nova cidadania celestial (Filipenses 3.20).

Deus tem uma nova terra pra você!
3- Nova Presença: v.3 “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles”.

A presença de Deus também será nova nos céus. Quando oramos, cultuamos, lemos as Escrituras e quando louvamos, sentimos a presença de Deus. Mas nos céus será muito mais intenso, quando Deus se revelará inteiramente para nós “porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face” (I Coríntios 13.12). Deus se revelará completamente para os seus filhos. Sentiremos a presença completa de Deus porque “assim, estaremos para sempre com o Senhor”(I Tessalonicenses 4.17).

A presença de Deus será nova no céu!
4- Novos Sentimentos: v.4 “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.

Todos os sentimentos carnais e terrenos passarão quando chegarmos aos céus. Toda tristeza terá passado e chegou o tempo da eternidade com Deus. Isso serve de consolo ao pensar que todo sofrimento é passageiro e vitória será permanente. O consolo de Deus será completo“porque já estão esquecidas as angústias passadas” (Isaías 65.16). Diante de tanta beleza na glória de Deus “não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas” (Isaías 65.17). Nenhuma alegria terrena se compara com o que vamos sentir no céu, com a vantagem de que o atual é passageiro e lá será eterno.

Sentiremos coisas novas no céu!

5- Novas Palavras: v.5 “E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”.

Tudo que aprendemos sobre Deus é maravilhoso, mas ainda temos muitas dúvidas porque “as coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre” (Deuteronômio 29.29). O que não conseguimos compreender agora, entenderemos lá no céu. O apóstolo Paulo testemunha que quando “foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir” (II Coríntios 12.4). Então quando chegarmos à presença de Deus lá no céu, teremos oportunidade de entender toda a sua justiça. Enquanto estamos nesta terra devemos viver pela fé em coisas que não vemos, mas acreditamos (II Coríntios 5.7).

No céu ouviremos novas Palavras de Deus!
Novo Tempo: v.6 “Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida”.

Jesus disse na cruz “está consumado” (João 19.30) e agora declara palavras semelhantes “tudo está feito” (v.6). Isso se refere ao seu poder sobre o tempo como “pai da eternidade” (Isaías 9.6). O tempo do homem não é o tempo de Deus, porque “para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia” (II Pedro 3.8). A vida terrena é passageira, mas a celestial será permanente como “a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna” (I João 2.25). Enquanto estamos no mundo, estamos limitados por questões de tempo e espaço físico, mas na glória será infinito.

No céu haverá um novo tempo!
7- Nova Herança: v.7 “O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho”.

A sétima e talvez maior de todas as novidades celestiais, é a nova herança que recebemos. Depois de termos recebido tantas bênçãos e dons de Deus, agora temos uma nova herança. Semelhante ao filho pródigo que foi recebido pelo pai e foi restituído como herdeiro novamente (Lucas 15.11-32). A maior bênção que podemos alcançar é ser filho de Deus, pois “se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Romanos 8.17). O que Deus tem para nós nos céus é incomparavelmente maior que tudo que alcançamos nesta terra.

No céu teremos uma nova herança! Renove a sua vida! 

-CONCLUSÃO: v.8 “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”.

O texto conclui dizendo que quem vive nas coisas velhas do pecado e do mundo, não está preparado para receber o novo de Deus. Somente pessoas que foram renovadas pelo Espírito Santo, tornando-se “nova criatura” (II Coríntios .17) poderão conhecer os “novos céus e nova terra” (Isaías 66.22). Assim como alguém que faz uma fogueira para destruir coisas velhas, Deus lançará no lago de fogo tudo o que é do passado de pecado. Por isso precisamos tirar tudo que é envelhecido de nossas vidas para que não façam parte de nosso ser quando forem lançadas no fogo.

Assim como uma pessoa que muda para uma casa nova e não quer levar coisas velhas ou estragadas, na morada celestial não entrará nada de sujo deste mundo. O mesmo Deus Criador é o único que tem o poder de renovar todas as coisas. Contudo não podemos esperar para não perder a oportunidade de conhecer o novo de Deus.
 
Depcom/ADJordão

Nenhum comentário:

Postar um comentário